Atualizações ao novo simulador de IRS

Atualizações ao novo simulador de IRS

Atualizado a 12.05.2024
Todas as funcionalidades ficarão disponíveis durante o prazo de entrega do IRS de 2023, e usaremos este espaço de atualizações para informar os utilizadores sobre o progresso no desenvolvimento deste simulador.

Pode registar os rendimentos e despesas dos seus contribuintes, pré-preencher com os rendimentos e despesas registadas na AT e descarregar o XML da simulação para posterior entrega no portal da AT.

Secção Cálculos atualizado a 18.05.2024:
Os cálculos aqui apresentados são provisórios, podem sofrer alterações. Pedimos que nos alertem caso detetem inconsistências para que as possam resolver o mais rapidamente possível.
Estes cálculos serão atualizados para incluir todos os cenários possíveis (e corrigir elementos de cálculo que não estejam bem), sem que seja necessária qualquer intervenção sua.

À data deste anúncio, os cálculos reflectem:
- Deduções à coleta referente a despesas e benefícios fiscais para titulares portadores de deficiência
- Cálculos de rendimentos de categoria A (Trabalho Dependente) e categoria H (Pensões) para residentes
- Cenário de englobamento de rendimentos D, E, G e J
- Cenário de tributação autónoma das pensões de alimentos

Apesar destas limitações temporárias no apuramento de resultados, na secção Entrega desta simulação poderá fazer um download mais completo do XML a entregar no portal da AT.

Secção Entrega atualizado a 18.05.2024:
Neste ecrã poderá descarregar o XML com os rendimentos deste agregado familiar para entrega no portal da AT.
À data deste anúncio, o XML está a ser preenchido com os seguintes anexos:

- Anexo A
- Anexo B e Anexo SS
- Anexo F
- Anexo D
- Anexo J

Já estão a ser consideradas situações de ex-residentes, residência fiscal parcial e IRS Jovem.

Os próximos anexos a disponibilizar serão, por ordem: Anexo G, Anexo E, Anexo C e Anexo L.

    • Related Articles

    • Como adicionar agregados a uma simulação no novo Simulador de IRS

      Para adicionar agregados a uma simulação no novo Simulador de IRS, siga estes passos simples e concisos: 1. Criação de Agregados: Antes de adicionar agregados à simulação, é necessário que os mesmos estejam previamente registados na secção dos ...
    • Como importar as senhas de acesso ao portal das finanças?

      Certifique-se de que o ficheiro Excel tem apenas duas colunas - a primeira com o número de contribuinte e a segunda com a respetiva password das finanças. Este formato é essencial para garantir uma importação sem problemas. No importador do Simulador ...
    • Como funciona o Sistema de créditos

      Bem-vindo aos Simuladores! Descubra o nosso Sistema de Créditos. Ns Simuladores, desenvolvemos um software de simulação e entrega para simplificar o processo fiscal. Para acessar nossos serviços, implementamos um Sistema de Créditos que permite aos ...
    • O que posso fazer com 1 ou mais créditos?

      O que posso fazer com 1 ou mais créditos? Com 1 crédito é possível fazer várias simulações, relativas ao mesmo contribuinte. Relativamente aos créditos no simulador de IRS, esclarecemos que o sistema não efetuará a cobrança por contribuinte, mas sim ...
    • Quanto tempo os créditos são válidos?

      Os créditos adquiridos não têm data de validade, no entanto depois de associados a determinado contribuinte, é válido até ao final do exercício a que corresponde a entrega.